Projeto de cabeamento subterrâneo tramita na Câmara de Vereadores de BC

10 de setembro de 2015

Tramita na Câmara de Vereadores deBalneário Camboriú, o projeto de lei 0019/2015, apresentado pelo vereador Roberto Souza Junior (PMDB), que torna obrigatória a substituição da fiação que corta Balneário Camboriú por cabeamento subterrâneo.

A proposta é que os custos sejam cobertos pelas concessionárias, que teriam cinco anos para efetuar a substituição.

O projeto estabelece que as concessionárias, empresas estatais e prestadores de serviço que operem com cabeamento aéreo (rede elétrica, cabos telefônicos, TV a cabo e assemelhados) substituam os mesmos por subterrâneo. Com a finalidade de melhorar a ocupação das vias e de preservar a paisagem urbana, proteger o munícipe de eventuais acidentes ocasionados pela exposição de fios e cabos, e também pela segurança ambiental.

“O cabeamento subterrâneo é o que temos de mais avançado, sistema em que os fios permanecem enterrados sob o solo, este sistema de cabeamento já é altamente difundido em outros países pois é também a opção mais segura, e que permite uma maior durabilidade a rede elétrica. Traz benefícios também na parte do paisagismo e para a mobilidade urbana é esteticamente mais agradável e mais seguro, já que a rede elétrica subterrânea fica protegida de eventos climáticos e colisões por veículos”, afirma o vereador Roberto Souza Junior.

O referido projeto não prevê nenhuma obrigação ou realização de despesas ao Poder Executivo, muito menos interfere na iniciativa privada pelas formas coibidas na legislação, mas sim, tem como objetivo atender uma necessidade pública onde o interesse público é o foco principal.

Diversos estados como Rio de Janeiro e São Paulo já aprovaram a lei dos cabeamentos subterrâneos.

Fonte:Click Camboriú